domingo, 4 de janeiro de 2009

Em tempos de crise, corte custos com a Tecnologia

A tecnologia não passa de uma ferramenta, e desta forma uma de suas principais funções está em melhorar nossas condições de trabalho e de vida, aumentar a eficiência e eficácia de nossas ações e é claro reduzir os custos.


Especificamente em relação a redução de custos, a tecnologia tem muito a nos oferecer, basta escolher as aplicações e formas de trabalho que estas ferramentas proporcionam.


Já não precisamos pagar por muitos aplicativos pois temos excelentes opções gratuitas que substituem as ferramentas pagas como a suite de automação de escritório BrOffice.br (http://www.broffice.org/), os antivírus Avast (http://www.avast.com) e AVG (http://free.avg.com/), o leitor de correio eletrônico Mozilla Thunderbird (http://www.mozilla.com) e o Gimp (http://www.gimp.org) para edição de imagens.


Mas a economia não está apenas na adoção de ferramentas gratuitas. Alguns procedimentos podem ser aliados na hora de cortar custos na empresa e no uso pessoal.


O trabalho remoto pode ajudar a diminuir o tempo gasto e os custos com deslocamentos. Esta opção de atividade é cada vez mais usada atualmente. Em pesquisa recente, o Gartner Research prevê que, em 2009, mais de 25% da força de trabalho norte-americana adotará o trabalho remoto. Para isto algumas ferramentas podem ajudar como os portais de colaboração como o Wikispaces (http://www.wikispaces.com) ou o aplicativo MediaWiki (http://www.mediawiki.org), utilizado para quem deseja montar seu próprio ambiente de trabalho colaborativo.


Para acesso remoto a computadores, o Logmein (http://www.logmein.com) é quase uma unanimidade. Com este utilitário podemos ter acesso remoto a estações de trabalho para, por exemplo, executar o suporte remoto.


Os custos de comunicação também podem se tornar o vilão para empresas e pessoas físicas. Neste caso o Skype (http://www.skype.com) é uma boa opção de economia e com a instalação de uma WebCam oferece uma solução de videoconferência barata. Os comunicadores instantâneos como o MSN (http://www.msn.com) ou o Google Talk (http://www.google.com/talk/) também podem ajudar na redução dos custos de comunicação.


Os custos de impressão devem ser acompanhados de perto. Dê preferência a impressão em modo rascunho, além de acelerar a velocidade aumenta muito a vida útil dos cartuchos de tinta. Lembre-se que as impressão coloridas custam muito mais do que a em preto e branco.


Estas são apenas algumas iniciativas e dicas que você pode adotar para economizar com o uso de ferramentas e serviços gratuitos. O importante é o uso consciente da tecnologia para melhorar o nosso dia a dia.



Retirado do Imasters.com.br

Abraços

Nenhum comentário: